A avaliação positiva do governo do presidente Lula (PT) registrou um aumento, passando de 33% para 37%, conforme divulgado pela pesquisa Ipec. Esta elevação reflete um cenário de maior aceitação popular da gestão atual.
Entre março e julho, a avaliação positiva do governo Lula subiu quatro pontos percentuais, superando a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A avaliação positiva reúne as opiniões dos entrevistados que consideram a administração do presidente como “ótima ou boa”.
Os dados da pesquisa mostram que 37% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom. A classificação regular ficou com 31%, enquanto 31% consideraram a gestão ruim ou péssima, e 2% não souberam ou não responderam. Comparando com os resultados de março, as avaliações regular e negativa diminuíram levemente, indicando uma melhoria na percepção do governo.
A aprovação do governo Lula permaneceu estável, com 50% dos entrevistados expressando aprovação e 44% desaprovando. Em março, esses números eram 49% e 45%, respectivamente. A pesquisa Ipec foi realizada com 2.000 eleitores em 129 cidades brasileiras, entre os dias 4 e 8 de julho, e possui uma margem de erro de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.