Na próxima terça-feira, 9, a BRK realizará uma parada programada no Pratagy, o maior sistema produtor de água de Maceió, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A interrupção durará 14 horas, mas o fornecimento de água nas áreas afetadas será normalizado entre 24 e 72 horas após a conclusão dos trabalhos, tempo necessário para reabastecer os reservatórios e pressurizar as redes de distribuição.
Esta intervenção dá início a uma obra para aumentar a oferta de água na cidade, dividida em três etapas. Nesta primeira fase, as equipes da concessionária farão a interligação de uma nova caixa de saída, cuja construção começou no final de 2023. A nova estrutura substituirá a atual, que apresenta danos devido ao desgaste natural.
Após as melhorias, o sistema Pratagy deverá operar com a capacidade total para a qual foi projetado. Espera-se que, com a conclusão de todo o trabalho, o volume de água tratada aumente, atendendo a mais 40 mil pessoas.
As próximas duas fases ocorrerão no final deste mês e no início de agosto. Para reduzir os impactos da falta de água, a concessionária recomenda que a população armazene água e evite atividades de grande consumo. Até a normalização completa do abastecimento, conforme orientado pela agência reguladora, a BRK enviará caminhões-pipa para serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, asilos e orfanatos. Os bairros afetados incluem Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta de Lourdes, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras.