O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Otávio Lessa, assinou, nessa terça-feira (7), a adesão da Corte ao Pacto Nacional pela Vacinação, uma iniciativa capitaneada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), representado pelo conselheiro e presidente da Comissão da Saúde daquele colegiado, Jayme de Oliveira.
A solenidade ocorreu no Palácio República dos Palmares, reunindo órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública.
O Pacto proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando à retomada da ampla cobertura vacinal no Brasil.
“A vacinação não protege só aquele cidadão que é vacinado, mas toda uma comunidade. Então o nosso objetivo é alcançar cada cidadão alagoano, por isso estamos unindo forças entre os órgãos públicos também”, destacou Otávio Lessa.
Criado em novembro de 2022, o Pacto conta com a participação de mais de 170 instituições, como Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS); Conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde; Unicef, braço da Organização das Nações Unidas para a infância; e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Conforme ressaltou Otávio, todos têm contribuído para potencializar a campanha vacinal no Brasil e o Governo de Alagoas chegará ao projeto para somar.
O presidente da Comissão de Saúde do CNMP disse que Alagoas é o 18º Estado a aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.
“É muito importante você conseguir mobilizar a sociedade civil, a sociedade alagoana, para que as pessoas compreendam que saúde é vacina, que vacina salva vidas, cura”, destacou.
Durante a solenidade, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, realizou a entrega oficial de duas vans para o Hemocentro do Estado de Alagoas (Hemoal), a fim de reforçar a busca ativa de doadores de sangue no Estado.
Fonte – GazetaWeb