O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas preocupantes para o estado de Alagoas nesta quarta-feira (1). Segundo os comunicados, chuvas de até 100 milímetros e ventos de até 100 quilômetros por hora podem atingir Maceió e outras 72 cidades alagoanas.
Classificado como “perigo”, o alerta indica possíveis consequências severas, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esta condição é válida até as 10 horas da manhã desta sexta-feira (3).
Outro alerta, de cor amarela, abrange 33 municípios do estado. Embora menos grave, ainda prevê chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, com riscos de cortes de energia, queda de galhos e alagamentos. Este alerta também é válido até as 10 horas de sexta-feira.
Diante dessas condições climáticas adversas, o Inmet recomenda medidas de segurança, como evitar abrigar-se debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.
Os municípios afetados pelo alerta laranja incluem uma extensa lista, como Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Penedo e São Miguel dos Campos, entre outros. Já os municípios listados no alerta amarelo incluem Água Branca, Delmiro Gouveia, Maravilha e Santana do Ipanema, entre outros.
Com a aproximação das chuvas intensas e ventos fortes, é essencial que os moradores estejam atentos e tomem as precauções necessárias para garantir a segurança de suas famílias e comunidades.
Fonte – Jornal de Alagoas