O influenciador digital Emanuel Francisco dos Santos Junior, conhecido como Babal Guimarães, foi preso na manhã desta quarta-feira (22) na cidade de Penedo, Alagoas. A prisão foi determinada pela juíza Luana Cavalcante de Freitas, do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Penedo, devido ao descumprimento das restrições impostas em sua condenação por lesão corporal contra sua ex-esposa.
Em fevereiro de 2023, Babal foi condenado a 1 ano, 4 meses e 9 dias de detenção em regime aberto, por agredir sua ex-companheira, Teresa Santos Costa, em 2019. O influenciador chegou a recorrer da decisão, mas o Tribunal de Justiça de Alagoas manteve a sentença. Além de Teresa, Emily Garcia, sua atual companheira, também o acusou de agressões.
A sentença condenatória impunha medidas restritivas a Babal, como proibição de viagens, saídas após as 22h e permanência fora de casa nos finais de semana. Ele também estava autorizado apenas a trabalhar e estudar. Contudo, a Justiça constatou que essas restrições não foram cumpridas, levando ao pedido de regressão do regime de cumprimento de pena, o que culminou em sua prisão.
Na semana passada, o influenciador também foi alvo da Operação Game Over 2, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas. A operação investiga a divulgação de jogos clandestinos de azar e a possível participação de Babal nesse esquema.
A prisão do influenciador repercutiu nas redes sociais, onde ele possui um grande número de seguidores. Até o momento, a defesa de Babal Guimarães não se manifestou sobre os desdobramentos do caso.