Na segunda-feira (8), Gustavo Lopes de Souza, nomeado pelo PP – o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira – foi oficialmente exonerado de suas funções como procurador jurídico na empresa estatal Infra S.A. A Infra S.A. está sob a tutela do Ministério dos Transportes, atualmente liderado pelo senador licenciado Renan Filho.
Essa mudança nos quadros da Infra S.A. ocorre em um cenário político marcado por tensões e rivalidades. O ministro Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros, têm se posicionado como os principais opositores políticos de Arthur Lira em Alagoas, sendo a terra natal dos três envolvidos.
Vale ressaltar que durante o governo Bolsonaro, Gustavo Lopes desempenhou a função de Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, mais uma vez fruto de uma indicação do Partido Progressista. Sua trajetória política se conecta, portanto, a essa sigla partidária.
A trajetória de Lopes na Infra S.A. começou em fevereiro deste ano, quando ele foi nomeado pela então presidente em exercício, Mariana Pescatori. Entretanto, a exoneração do procurador jurídico foi oficializada através da assinatura do atual presidente da empresa, Jorge Luiz Macedo Bastos.
Fonte – Extra