O número dos casos de suicídio cometidos por pessoas vítimas de depressão, de 2018 pra cá vem crescendo em Alagoas. Preocupada com este crescimento, no dia 06 de novembro do ano de 2019, a vereadora Ana Hora (MDB), apresentou indicação para que a Prefeitura de Maceió criasse o Conselho Municipal de Prevenção à Depressão, Suicídio e Automutilação.
Segundo os dados da SSP, por meio do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), entre 2016 e 2019, 543 pessoas tiraram a própria vida em Alagoas, sendo a maioria em Maceió; delas, 170 se mataram em 2018 e 90 no decorrer deste ano.
A indicação encaminhada aos setores competentes, teve pronunciamento no último dia 04 de junho em diário oficial da capital, sendo considerado o processo.
“Estou na expectativa para a realização deste plano. Precisamos de ações integradas e intensivas, para cuidar dessas pessoas que são vítimas deste mal e a Secretaria Municipal de Saúde é fundamental no processo”, disse a Vereadora.
Em publicação no diário oficial, o planejamento tem como objetivo geral, ampliar e fortalecer ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral relacionadas ao suicídio no município de Maceió, visando diminuir o índice de mortes por suicídio.
Como parte deste processo, deverá ser criado um Comitê Gestor de Trabalho com diversos atores e representação de vários setores da Secretaria de Saúde, bem como as Secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social, Educação e instituições não governamentais que trabalham com a valorização da vida, entre outros.
O plano terá apoio e articulação inter e intra setorial, que dar visibilidade junto ao setor saúde, aos demais setores governamentais e à sociedade civil dos determinantes sociais relacionados ao fenômeno do suicídio, ampliando e disseminando a compreensão de que o suicídio não pode ser tratado apenas como uma questão de ordem individual, mas como um conjunto e fatores socioeconômicos, ambientais.
“Agradeço a Prefeitura de Maceió por ter considerado e aceito as propostas vistas na indicação encaminhada. Ressalto a importância inter e intra setorial no Município. Um plano com essas duas finalidades em Maceió, formado por especialistas, sociedade civil, terceiro setor e entes públicos e privados, intensifique políticas públicas para combater a depressão que tem levado às pessoas a tirarem suas vidas”, frisou Ana Hora.
(Ascom)