Na tarde desta segunda-feira (24), um incêndio atingiu a Câmara de Vereadores de Salvador, localizada no Centro Histórico da capital baiana. De acordo com a equipe de comunicação da Casa, o prédio foi completamente evacuado e não houve registro de feridos.
O fogo teve início no Salão Nobre, onde acontecem as sessões parlamentares, mas as causas ainda são desconhecidas. Imagens registradas por transeuntes mostram intensa fumaça saindo do edifício.
Pelo menos três caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados para conter as chamas, que chegaram a atingir o teto da construção. A Polícia Militar também está no local, e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) interditou a via na Praça Thomé de Souza, onde a Câmara está situada.
O prédio, datado de 1696, é um dos mais antigos da cidade e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O g1 entrou em contato com a instituição para obter informações sobre danos estruturais, mas ainda não recebeu resposta.
A Câmara está localizada em uma área de grande valor histórico e turístico, próxima a pontos como o Elevador Lacerda, Cruz Caída e Pelourinho.
O incêndio ocorre cerca de 20 dias após o desabamento do teto da “Igreja de Ouro”, também no Centro Histórico, que resultou na morte de uma pessoa e ferimentos em outras cinco. Após o incidente, diversas igrejas da região foram vistoriadas pelo Iphan e pela Defesa Civil, resultando na interdição de algumas delas para evitar novos acidentes.