A entrega de um sistema de dessalinização e fornecimento de água potável realizada nesta segunda-feira (13) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em São José da Tapera mostra a nova realidade de milhares de famílias do semi-árido de Alagoas.
Mas o que pouca gente sabe é que a semente desta ação no estado, inserida dentro do Programa Água Doce do governo federal e liderada em Alagoas pelo governador Renan Filho (MDB), foi plantada em 2017 com a liberação de recursos em Brasília pelo deputado federal Marx Beltrão.
“Quero parabenizar aqui o governo federal na pessoa do ministro Rogério Marinho e o governo de Alagoas na figura do governador Renan Filho, que hoje participam desta entrega simbólica, mas que tem um efeito prático e vital para os sertanejos alagoanos. Quando idealizamos a adesão de Alagoas ao Programa Água Doce, tínhamos certeza dos resultados positivos para os homens e mulheres do semi-árido, castigados pela seca e pela falta de água. Agora, ao ver o Programa concretizado, fico muito orgulhoso em ter feito parte desta conquista”, afirmou Marx Beltrão.
O programa Água Doce, Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), tornou-se um reforço importante no enfrentamento à seca em regiões do semiárido. Foram 221 sistemas dessalinizadores entregues desde o ano passado.
Mais de 88 mil pessoas são atendidas pelas novas estruturas em Alagoas, na Bahia, Paraíba, no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A dessalinização prevê processos químicos da retirada de excesso de sal e outros minerais da água e muito utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso.
Fonte – Extra