Fiéis se emocionaram com a entrega oficial da Igreja Senhor Bom Jesus dos Martírios, na tarde desta segunda-feira (21). Patrimônio da igreja católica, em Alagoas, ela também integra o patrimônio nacional e foi totalmente restaurada após o empenho do então senador Collor, que garantiu cerca de R$ 5 milhões em emendas parlamentares. O total do projeto ficou orçado em quase R$ 6 milhões.
O reitor do seminário, padre Francisco Teixeira, enalteceu a iniciativa, que garantiu a recuperação do prédio com todos os detalhes em azulejo português na fachada e detalhes laterais. Conforme lembrou, muito além do patrimônio histórico, é uma reconquista para a comunidade católica.
“Para nós, uma importância maravilhosa, pois essa igreja é uma joia rara da arquitetura, da fé, da cultura e da história de Alagoas. E o senador Collor teve uma participação muito relevante, juntamente com sua suplente Ada Mello, que hoje já descansa no Senhor, mas que, à época, também se empenhou para garantir as emendas parlamentares que viabilizaram essa reforma”, destacou Teixeira.
O projeto original foi elaborado pelo então vereador e deputado estadual Sílvio Camêlo (PV), com o apoio da suplente de senadora Ada Mello. Ela faleceu este ano depois de perder uma batalha para o câncer, mas teve particular dedicação com esse projeto.
Nessa segunda-feira (21), o deputado estadual relembrou o primeiro contato articulado por Ada com o senador Collor em Brasília.
“Ao lado da senadora Ada, nós fomos recebidos pelo senador Collor, que foi muito receptivo à proposta. Mas, para quem o conhece, também sabe de sua objetividade e, rapidamente, ele cobrou se já havia um projeto. Felizmente, nós já havíamos elaborado. Foi a partir daí que tudo começou”, enfatizou Camelo, que acrescentou:
“Estar aqui hoje e poder relembrar esse momento é algo importante, porque essa obra agora ficará por muito tempo a serviço da comunidade católica”.
Fonte – GazetaWeb