O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou uma nota oficial em resposta a uma matéria publicada no último dia 20 de janeiro, esclarecendo pontos sobre a alteração em seu processo seletivo e refutando informações divulgadas.
De acordo com a instituição, o Conselho Superior (Consup), órgão máximo do Ifal, aprovou a Resolução nº 154/2024, que amplia as oportunidades de acesso aos cursos de graduação, visando ajustar as ofertas às necessidades regionais e ao desenvolvimento econômico e social. Essa decisão, de acordo com o Ifal, é resultado de discussões iniciadas em 2023 e busca estimular o acesso de candidatos e ocupar vagas ociosas. O Consup, composto por representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica e de entidades parceiras, tem como objetivo garantir a transparência e a democracia nas ações institucionais.
Sobre a afirmação de que a decisão foi tomada sem consulta aos órgãos colegiados e sem comunicação direta aos alunos, o Ifal esclarece que o processo de discussão seguiu o rito institucional, com consulta inicial aos diretores de campi e deliberação nas instâncias colegiadas, contrariando a ideia de uma decisão unilateral.
O Instituto também desmentiu a informação de que a saída do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) afetaria os programas de auxílio financeiro aos alunos. Segundo o Ifal, não há nenhuma política que vincule a concessão de benefícios exclusivamente ao ingresso via Sisu, e a decisão de não aderir ao sistema não impacta os estudantes que ingressam por meio de outras modalidades, como a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ainda segundo a nota, o ingresso nos cursos superiores do Ifal é realizado por meio de Processo Seletivo, com a possibilidade de utilizar a nota do Enem, além de bonificação regional de 10% para candidatos que cursaram o ensino médio em Alagoas.
O Ifal atualmente tem três editais abertos para os campi de Piranhas, Marechal Deodoro e Maragogi, com outros editais previstos para os campi de Arapiraca, Maceió, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Satuba.