Desde o início do programa Voa Brasil, Maceió se destaca entre os 10 destinos mais procurados por idosos, consolidando-se como um destino atrativo para a terceira idade.
O programa – que começou em julho deste ano – já garantiu quase 16 mil passagens aéreas para aposentados do INSS nos primeiros três meses, impulsionando o turismo no país.
Em parceria com companhias aéreas, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançou o programa Voa Brasil, oferecendo passagens aéreas a preços acessíveis, de até R$ 200 por trecho, em períodos de baixa temporada.
O Nordeste foi o grande destaque do programa, com 19 de suas cidades entre as 70 mais procuradas, incluindo destinos como Fortaleza, Recife, Salvador e Maceió.
Apesar da abrangência nacional, com passagens para 74 cidades, a maior parte das viagens (84%) se concentrou nas regiões Sudeste e Nordeste.
Na ordem de vendas, são: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte e Maceió, que receberam mais de 12 mil aposentados, representando 77% do total de passagens adquiridas.
No Sudeste, a procura se concentrou em 17 destinos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte/Confins, Campinas, Vitória, Uberlândia, Montes Claros, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Goiânia, São José dos Campos, Uberaba, Araçatuba, Bauru, Governador Valadares, Presidente Prudente e Santana do Paraíso/Ipatinga. No Sul, os aposentados procuraram 15 cidades, incluindo Curitiba, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Florianópolis e outras. Já na região Norte, 13 cidades foram procuradas, como Belém, Manaus e Santarém, e no Centro-Oeste, seis destinos foram mais procurados, como Brasília e Goiânia.
As passagens podem ser adquiridas exclusivamente através do site oficial do programa, www.gov.br/voabrasil, sendo necessário possuir um cadastro ouro ou prata para realizar a compra.
Com uma taxa de conversão quase cinco vezes maior que a média do setor, o Voa Brasil, que já registrou mais de 100 mil acessos únicos, se destaca como uma plataforma eficiente para a venda de passagens aéreas.
O Voa Brasil está prestes a ser ampliado, incluindo estudantes universitários de baixa renda a partir do primeiro semestre de 2025. Em parceria com as companhias aéreas, o programa otimiza a ocupação dos voos, utilizando os assentos ociosos sem qualquer custo adicional para o governo.