O município de Coruripe se destaca ano a ano, no topo dos indicadores educacionais do Brasil, motivo de orgulho para a população e para o Estado e em 2024 não foi diferente. Mais uma vez, a educação municipal foi destaque nacional ao alcançar a primeira colocação nacional no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos municípios com 50 mil habitantes e 4º lugar nacional no ranking geral, tanto nas séries iniciais como nas séries finais.
Os resultados da avaliação realizada em 2023, indicador que mede a qualidade da educação do Brasil, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na noite dessa quarta-feira (8). Coruripe alcançou a nota 9.7 nas séries iniciais e 8.7 nas séries finais, resultado histórico no município.
Este resultado mostra o importante trabalho realizado pelos profissionais da Educação do município, que conseguiram recuperar a aprendizagem no pós-pandemia, quando a avaliação de 2021 teve resultados de 7.1 nas séries iniciais e 5.9 nas séries finais.
“Muito orgulho e felicidade com o resultado do IDEB divulgado nesta quarta-feira. Somos o 1º no país entre os municípios com 50 mil habitantes, e 4º no ranking geral. Temos as únicas duas escolas do Estado com nota 10. Conseguimos recuperar a aprendizagem no pós-pandemia e nivelar nossa educação: todas as nossas escolas tiveram nota acima de 9 ️. Um orgulho! Parabéns a toda a equipe da Educação”, disse emocionado o prefeito Marcelo Beltrão.
A Escola de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva e a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento foram as únicas escolas de Alagoas a alcançaram o IDEB 10, e todas as trezes escolas participantes tiveram notas acima de 9, mostrando o comprometimento dos profissionais durante os últimos dois anos.
“Agradeço o comprometimento dos profissionais na execução dos trabalhos, não medindo esforços para alcançar a excelência na educação dos nossos estudantes. Era um sonho nosso nivelar a educação, então todas as nossas escolas tiveram notas acima de 9 e tivemos duas escolas que tiraram 10, os únicos 10 do Estado. Então, para nós é uma imensa alegria saber que conquistamos isso, sendo uma equipe, fazendo investimento da forma correta, trabalhando sempre em conjunto”, destacou a secretária de Educação Cintya Alves.
Ainda segundo o prefeito Marcelo Beltrão, esses resultados são frutos de uma série de investimentos e políticas públicas aplicadas corretamente na gestão. “Investimos fortemente em tecnologia e inovação, essas ações somadas a adequação e melhorias nas estruturas da rede, salários dos profissionais, merenda escolar, equipamentos tecnológicos e as parcerias colaboram para que o ensino municipal conquiste esses bons índices”, finalizou.
A prefeitura tem investido fortemente em tecnologia e inovação, exemplo das aplicações de simulados das provas que se dá por meio do programa L@bEduca, um laboratório móvel que conta com uma estrutura com equipamentos de alta performance, aulas de reforço e capacitação dos profissionais, investimento numa equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais que fazem busca ativa contínua nas escolas.
Conheça as escolas que conquistaram bons índices nos anos iniciais:
Escola Nossa Senhora Mont Serrat – 9.7
Escola Santa Sofia 9.8
Escola Professora Maria Rocha Santos Silva – 10
Escola Vereador José Wilson Melo Nascimento – 10
Escola Francisco Amálio Maria – 9.9
Escola São Rafael – 9.7
Escola Santa Ana – 9.9
Escola Santa Terezinha – 9.7
Escola José de Carvalho Souza – 9.7
Escola Fausto Ferreira Simões – 9.2
Escola General Goes Monteiro – 9.9
Escola Cláudio Daniel Gama Amorim – 9.9
Escola Liege Gama Rocha – 9.8
Escola José Buarque da Silva – 9.1
Escola Guttemberg Breda Neto – 9.8
Agora as escolas destaque nos anos finais:
Escola Cláudio Daniel Gama Amorim – 9.1
Escola José Wilson Melo Nascimento – 8.9
Escola Guttemberg Breda Neto – 8.9
Escola Santa Ana – 8.7
Escola José de Carvalho Souza – 8.7
Escola General Goes Monteiro – 8.7
Escola Professora Maria Rocha Santos Silva – 8.4
Escola Liege Gama Rocha – 8.3
Escola Francisco Amálio Maria – 8.1
Escola Santa Sofia – 7.9
Escola São Rafael – 7.2