O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) deu um importante passo na assistência oncológica ao inaugurar, nesta sexta-feira (11), o serviço de Pronto Atendimento 24 horas no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A iniciativa visa garantir um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes em tratamento contra o câncer.
Para viabilizar a expansão dos serviços, a unidade recebeu um investimento inicial de R$ 2,5 milhões, utilizados na reforma do prédio da oncologia e na aquisição de equipamentos modernos, como tomógrafos e um sistema de videocirurgia em 3D. Essas melhorias permitirão diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes para os pacientes oncológicos.
Com a ampliação do serviço, foram contratados 61 novos profissionais, elevando para 140 o total de trabalhadores dedicados ao Cacon. Além disso, novos leitos de retaguarda foram adquiridos e serão disponibilizados exclusivamente para pacientes com câncer, desde que previamente cadastrados no HU.
De acordo com o superintendente do HU, Célio Rodrigues, a implantação do Pronto Atendimento 24 horas é uma resposta à crescente demanda por serviços oncológicos no estado. “Cada leito que aumentar é mais um paciente que poderá ter acesso mais rápido ao serviço. Além disso, estamos quase dobrando os leitos oncológicos na enfermaria da Oncologia, passando de 16 para 28 leitos de internação”, destacou.
Para a chefe da Unidade de Oncologia do HU, Adriana Timoteo, a ampliação do atendimento representa um grande avanço na assistência aos pacientes. “A abertura do Pronto Atendimento Oncológico para 24 horas proporciona maior agilidade e conforto, permitindo que os pacientes matriculados no Cacon recebam os cuidados necessários a qualquer momento. Isso melhora a continuidade do tratamento e a qualidade de vida, além de reforçar a humanização e a eficiência dos serviços de saúde”, pontuou.