O Hospital Rio Grande, em Natal, divulgou na tarde desta sexta-feira (11/4) um boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o documento, Bolsonaro deu entrada na unidade com quadro de distensão abdominal e dor, sendo prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital.
Segundo o boletim, o ex-presidente permanece hospitalizado, com sinais vitais estáveis, recebendo hidratação venosa e profilaxia antibacteriana. Ele também está passando por exames laboratoriais complementares e exames de imagem com contraste para uma avaliação mais detalhada de seu quadro clínico.
Bolsonaro passou mal durante um compromisso na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, e precisou ser transferido para Natal. O transporte foi realizado por um helicóptero cedido pela governadora Fátima Bezerra (PT).
Ainda conforme o boletim médico, “o paciente está clinicamente orientado e sem dor após analgesia”. A depender dos resultados dos exames de imagem, a equipe médica avaliará, em comum acordo com a família, a necessidade de uma eventual transferência para outros centros especializados.
Histórico de dores abdominais
Interlocutores do ex-presidente informaram que Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais, possivelmente causadas por uma obstrução intestinal decorrente da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, afirmou que seu pai precisou ser sedado para a realização de exames ainda em uma unidade hospitalar do interior do estado. No entanto, Carlos garantiu que Bolsonaro foi transferido acordado e lúcido para Natal, onde segue sob cuidados médicos.