
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (17) que a atual inflação no Brasil, entre 4% e 5%, está dentro da normalidade desde a implementação do Plano Real, em 1994. A declaração foi feita durante sua visita ao Oriente Médio.
“O Brasil deixou uma inflação de dois dígitos há três anos. Hoje, temos uma inflação em torno de 4% a 5%, que é uma inflação relativamente normal para o Brasil desde o Plano Real”, afirmou Haddad.
O ministro explicou que a valorização do dólar no mercado global no segundo semestre do ano passado pressionou os preços no Brasil, levando o Banco Central a aumentar os juros para conter a inflação.
Mesmo assim, Haddad acredita que a recente queda de 10% do dólar nos últimos 60 dias ajudará a estabilizar os preços no país. Ele avalia que o atual ciclo de aumento dos juros deve durar apenas no curto prazo.
Atualmente, a taxa Selic está em 13,25% ao ano, após quatro elevações consecutivas iniciadas em setembro de 2024. O Comitê de Política Monetária (Copom) deve se reunir novamente nos dias 18 e 19 de março, e há expectativa de um novo aumento de 1 ponto percentual, levando a taxa para 14,25% ao ano no início de 2025.