Os moradores de Maceió têm até o dia 29 de fevereiro para garantir o desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. Para aproveitar o benefício, é necessário emitir a cota única pelo site da Prefeitura de Maceió, informando o número de inscrição imobiliária.
Todas as informações pertinentes ao imóvel e à composição do tributo estão disponíveis no boleto, que pode ser pago em bancos, aplicativos bancários e via Pix.
Este ano, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) optou por não enviar os tradicionais carnês de pagamento às residências da capital. Em vez disso, o Município enviará boletos contendo a última cota única, com 5% de desconto e vencimento até 28 de março, e as dez parcelas, sem desconto, a partir de março.
Phillippe Félix, diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, destaca a praticidade dos boletos de pagamento e seu impacto econômico e ambiental. “Todas as guias estão disponíveis na internet e podem ser emitidas pelo celular ou computador”, afirma.
O IPTU é um tributo anual direcionado a políticas públicas, como obras, reformas e compra de equipamentos, que contribuem para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.
Vale ressaltar que os imóveis com o IPTU em atraso podem ser inscritos em dívida ativa, acarretando consequências como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.