O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu, na manhã deste sábado (2), o Dia D de Combate à Dengue. A ação de conscientização, que contou com a participação do titular da pasta, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ocorreu na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.
A iniciativa, que aconteceu em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), visa frear o aumento de notificações de dengue no país. Isso porque, o Brasil vem enfrentando uma epidemia da doença, uma vez que, nos primeiros dois meses deste ano, foram notificados 991.017 casos suspeitos, sendo 674 em investigação e 207 óbitos confirmados.
Felizmente, de janeiro a fevereiro deste ano, Alagoas não apresentou uma situação epidemiológica preocupante e o Estado registrou apenas 357 casos de dengue e nenhum óbito, o que é considerada uma situação sob controle, conforme analisam infectologistas. Entretanto, a população alagoana não pode baixar a guarda, deixando os casos aumentarem desenfreadamente, como está ocorrendo em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que fez questão de fazer panfletagem durante a ação e prestar orientações de prevenção à população, conclamou os alagoanos para que se unam contra a dengue. “A população só precisa dedicar 10 minutos por semana para se proteger, eliminando os criadouros do Aedes aegypti. Para isso, cada alagoano tem que se transformar em um agente de endemias e fazer a busca ativa em sua residência, pois estudos apontam que, cerca de 75% dos criadouros do mosquito, estão dentro das casas”, frisou o gestor.