A conquista pretende ampliar o alcance do programa, bem como facilitar o trabalho com os animais de rua do município.
Na tarde da última quinta-feira (29), a prefeitura realizou a inauguração da casa de passagem do programa União PET, iniciativa voltada para atender às demandas da causa animal no município. A inauguração representa uma grande conquista pelo espaço físico fixo para o programa que, até então, realizava as ações unicamente por meio de um “castramóvel”.
O programa União PET, de idealização de Alane Menezes, esposa do vice-prefeito Júnior Menezes, trabalha sobre a questão da causa animal conferindo a tutores de baixa renda o direito à realização da cirurgia de castração de forma gratuita.
Para além disso, o programa também se compromete a castrar os animais de rua, tentando alcançá-los ao máximo visando a supressão de problemas futuros como abandonos, maus tratos e até a proliferação de doenças.
Segundo Alane, à essa altura, o União PET já alcançou a marca de cerca de 700 animais castrados e a expectativa agora é de que, com a casa de passagem, esse número progrida de forma mais consistente, uma vez que sua finalidade é temporariamente abrigar esses animais de rua após a realização do procedimento cirúrgico. A ideia é também promover a adoção desses animais durante o período de recuperação.
“Esse espaço é para o animal de rua, aquele que não tem dono, ele será resgatado pela nossa equipe, será castrado, vermifugado, daremos banho nele… Lá dentro temos um espaço para fotos, nós tiraremos fotos desses animais e eles serão colocados para a adoção” esclareceu a idealizadora do programa, Alane Menezes, durante a inauguração.
Alane esclareceu ainda que o programa pretende dar continuidade às atividades também pelo “castramóvel”, para que não prejudique o acesso dos tutores de baixa renda.