Em meio às discussões sobre cortes de gastos no governo federal, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou nesta segunda-feira que sua pasta passará por uma redução de R$ 2 bilhões no orçamento de 2025. A medida faz parte do esforço do governo Lula para alcançar um equilíbrio fiscal mais eficiente.
Segundo Dias, a economia será gerada principalmente pela revisão dos benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O ministro explicou que essa revisão permitirá uma melhor alocação de recursos e contribuirá para o controle do déficit fiscal.
O ministro destacou que a redução dos gastos sociais também está relacionada com o fortalecimento da geração de emprego e a intensificação do combate às fraudes no sistema de benefícios. “Quanto mais avançamos nas melhorias sociais e na geração de emprego, menores são os índices de pobreza e, por consequência, reduz-se a necessidade de pagamento de benefícios”, afirmou.
Com o corte previsto, o governo espera não apenas uma economia significativa, mas também o aprimoramento dos programas sociais, garantindo que os recursos cheguem de forma mais eficiente aos que mais precisam.