Nesta segunda-feira, o Governo de Sergipe lançou o programa “Rode Bem”, que isenta do pagamento de IPVA as pessoas que recebem até dois salários mínimos e são proprietárias de uma motocicleta de fabricação nacional com até 165cc. No entanto, a iniciativa gerou polêmica por sua semelhança com o programa “Correria”, do Governo de Alagoas, que já existe há mais de um ano.
O programa alagoano, que contempla proprietários de motocicletas e motoristas de aplicativos, já beneficiou mais de 200 mil pessoas, resultando em mais de R$ 36 milhões em isenções de IPVA. Em março de 2023, Alagoas expandiu o programa para incluir automóveis de fabricação nacional pertencentes a Microempreendedores Individuais (MEIs), cujo titular seja motorista por aplicativo. Atualmente, esse grupo inclui 1.352 motoristas, somando R$ 1.426.052,11 em isenções.
A semelhança entre os programas chamou a atenção e gerou críticas nas redes sociais. Internautas comentaram, dizendo que “em Sergipe nada se cria, tudo se copia”. A acusação de que Sergipe estaria copiando a ideia de Alagoas levanta questões sobre a originalidade das políticas públicas no estado.
O Governo de Sergipe ainda não se pronunciou sobre as críticas, mas a comparação entre os programas levanta um debate sobre a inspiração e a replicação de políticas públicas entre estados vizinhos.