O Governo de Alagoas inaugurou na manhã desta terça-feira (30) a revitalização da Escola Estadual Campos Teixeira, localizada no bairro de Ponta da Terra, em Maceió. Em um evento marcado por celebrações, a entrega da reforma simboliza um presente especial para os alunos, professores e servidores da escola, que celebra 50 anos de história e serviços à educação na região.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcellos, destacou que as melhorias foram solicitadas pelos próprios estudantes, por meio de representantes do grêmio estudantil, durante um encontro com o governador Paulo Dantas no Palácio República dos Palmares. Segundo a secretária, a reforma da escola é fundamental para um ambiente educacional adequado.
“É muito importante ter uma escola revitalizada, porque traz aconchego e melhorias nos espaços para alunos e professores. A gente sabe que a aprendizagem também depende do espaço. Quando a escola está climatizada, com banheiros organizados e salas adequadas, o aluno tem mais incentivo para permanecer na escola”, afirmou.
Vasconcellos lembrou que, até o momento, mais de 60 escolas foram revitalizadas pelo governo de Paulo Dantas. A Escola Campos Teixeira, que não recebia melhorias há vários anos, teve um investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos do Estado.
“É uma escola grande, e temos ainda quase 20 unidades em revitalização em todo o estado”, acrescentou.
Marília Omena, presidente do Grêmio Nova Geração, representando os estudantes, agradeceu ao governador pela atenção dada às demandas dos alunos.
“Estávamos enfrentando dificuldades, especialmente nas aulas de campo e de educação física. O ar-condicionado foi o mais esperado por todos nós, e agora, com a revitalização, estamos muito satisfeitos”, declarou a estudante.
Infraestrutura renovada e modernização dos espaços
A Escola Campos Teixeira, que atende 573 alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, possui 12 salas de aula, incluindo espaços específicos como sala de suporte especializada, sala de Projeto de Vida, destinada ao desenvolvimento pessoal dos alunos, refeitório, cozinha, sala de vídeo, sala de leitura, laboratório de informática e uma quadra esportiva.
A reforma envolveu uma revisão completa do telhado, com troca de 80% das telhas e reforço estrutural. Também houve melhorias na cozinha, despensa, sistema elétrico e hidráulico, além da instalação de um novo sistema de drenagem e ar-condicionado.Para Cristiane Matos de Bomfim, diretora da escola, a reforma trouxe uma transformação significativa no comportamento dos alunos.
Ela mencionou que a nova sala de Projeto de Vida tem incentivado o engajamento e satisfação dos estudantes com o ambiente escolar.
“Toda a comunidade escolar está bastante satisfeita. Agora temos salas climatizadas e um ambiente mais propício para o aprendizado”, afirmou Cristiane.
Tatiane Lima, aluna do segundo ano do Ensino Médio, compartilha do mesmo sentimento e reforça que a reforma tem estimulado o desejo de estudar. “Com certeza, estamos muito satisfeitos com essa reforma e tudo isso nos motiva a vir para a escola”, disse a estudante.
A Escola Estadual Campos Teixeira integra a 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), que abrange 54 unidades educacionais e atende mais de 23 mil alunos matriculados nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira.