Nessa terça-feira (1º), o Governo de Alagoas formalizou a cessão gratuita, pelo período de 20 anos, de um imóvel situado no bairro Benedito Bentes II, em Maceió, ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O local será destinado unicamente para o desenvolvimento de atividades educacionais, sem ônus de aluguel para a instituição.
A oficialização da cessão do imóvel ocorreu durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares, onde também foi firmado um Acordo de Cooperação Acadêmica para a implementação de atividades do Campus Piranhas no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.
Em nome do governador Paulo Dantas, a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, enfatizou que essa iniciativa reafirma o comprometimento da administração estadual com o fortalecimento da educação pública.
“Este é mais um passo concreto em direção a uma educação de qualidade. Os indicadores comprovam: 85% da população aprova a condução da política educacional em Alagoas. E essa conquista se dá graças a decisões como esta”, afirmou.
Com a formalização do novo termo de cessão, o Campus Benedito Bentes terá sua classificação alterada de “avançado” para campus definitivo. Essa mudança possibilitará a expansão de seu quadro de pessoal, com a contratação de 70 professores e 40 técnicos, bem como a criação de novos cursos e o aumento no número de vagas ofertadas.
“Agradecemos ao governador Paulo Dantas por tornar possível esse avanço estrutural e educacional, e também ao ex-governador Renan Filho, que em 2016 realizou a cessão provisória do espaço”, destacou o reitor do Ifal, Carlos Guedes.
Cooperação com o Campus Piranhas
No decorrer do evento, houve também a celebração de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Ifal para a utilização do Centro Xingó, localizado em Piranhas. Essa parceria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, trazendo benefícios diretos aos estudantes dos cursos relacionados à agricultura, pecuária e agroecologia.
“Vamos atender mais de mil alunos com aulas práticas, testagem de sementes e capacitações no Centro Xingó, que agora estará integrado à rede acadêmica do Ifal”, afirmou a secretária da Agricultura, Aline Rodrigues.
Estiveram presentes no evento estudantes, professores e diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Silvio Camelo, a secretária do Planejamento, Júlia Casado, e o vereador Silvio Camelo Filho.