O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), decretou situação de emergência na manhã deste sábado (8) em 22 municípios que estão sendo severamente afetados pelas fortes chuvas e transbordamento de rios e riachos. Além disso, foi anunciada a criação de um comitê que atuará com medidas emergenciais.
Segundo o governador, ministros do governo Lula já foram contatados e colocaram-se à disposição para atuar de forma emergencial e auxiliar na reconstrução do que precisar ser reerguido.
Os municípios abrangidos pelo decreto são: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e União dos Palmares.
De acordo com Dantas, o governo agirá de forma emergencial, liberando recursos para uma resposta rápida. “Os prefeitos terão recursos disponíveis para a compra de água e outros itens necessários neste momento inicial. Todas essas ações serão coordenadas por nossos órgãos e secretarias. Trabalharemos também na reconstrução do que for necessário”, disse o governador.
Fonte – Cada Minuto