Acompanhado da secretária da Fazenda Renata dos Santos e do presidente da Casal, Luiz Neto, o governador Paulo Dantas se reuniu nesta quinta- feira (10) com o Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, onde apresentou propostas para que a Companhia de Abastecimento do Estado (Casal) faça a gestão das águas do Canal do Sertão.
Na ocasião, Paulo explicou que o Governo do Estado vai encaminhar à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) um projeto de lei que transfere o Canal do Sertão para o patrimônio da Casal.
Caso o projeto seja aprovado, a Casal passará a gerir o Canal, ficando responsável pela comercialização da água para as concessionárias que venceram os processos de licitação. Em contrapartida, a empresa fará o pagamento do uso da água para um fundo de manutenção, que tem por objetivo manter o funcionamento do canal.
Apesar da transferência do patrimônio à Casal, o Canal do Sertão continuará sob a coordenação do comitê gestor, formado pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Infraestrutura (Seinfra) e de Agricultura e Pecuária (Seagri).
Mobilidade
O governador ainda se reuniu com a equipe de mobilidade urbana do BNDES. Durante a reunião, ele adiantou que o Estado está construindo um grande Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió e que a mobilidade entre as cidades é um dos principais focos deste plano.
Mais cedo
No início da tarde, ao lado da primeira-dama e coordenadora do Programa Vida Nova nas Garotas, Marina Dantas, o governador visitou a favela da Rocinha para discutir programa de clínicas da família e de atenção básica em áreas de vulnerabilidade social.
Fonte – Jornal de Alagoas