Na última quinta (4), o governador Paulo Dantas, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano do Agreste, que será erguido em Arapiraca, mais precisamente no bairro Canafístula.
As obras do novo hospital estão orçadas em pouco mais de R$ 160 milhões, mais precisamente R$ 163.906.479. O secretário Dr. Gustavo Pontes de Miranda destacou a importância do hospital para a região, atendendo àqueles que mais precisam.
“Hoje é um dia muito importante para a saúde do estado de Alagoas. Eu, como médico e estando como secretário do estado de Saúde, tive a felicidade e a honra de darmos a ordem de serviço para o Hospital Metropolitano do Agreste. Resolvendo e ajudando, assim, esse povo que precisa da nossa 2ª Macro Região. Como sempre dissemos: com trabalho para o desenvolvimento de Alagoas e com coração cuidando daqueles que mais precisam”, disse.
O hospital, que também abrigará a nova sede da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), será construído em uma área de 33 mil m² e contará com 240 leitos, sendo 109 de internação e isolamento, 61 de clínica cirúrgica, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 de urgência e emergência e 10 de Recuperação Pós-Anestésica (RPA).
O Hospital Metropolitano do Agreste contará, ainda, com um bloco cirúrgico, além de um Núcleo de Diagnóstico por Imagem. Para isso, serão adquiridos equipamentos de última geração, como tomógrafos, aparelhos de raios-x e de ressonância magnética, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A nova unidade hospitalar irá atender não só Arapiraca, mas 17 cidades da região. São elas: Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Major Isidoro, Jaramataia, Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Taipu, Jacaré dos Homens e Belo Monte.