O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou em um pronunciamento na noite de quarta-feira (1º/5) sua intenção de solicitar ao governo federal o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, devido às fortes chuvas que assolam o estado desde segunda-feira (29/04). As provas estão programadas para o próximo domingo (5/5) em todo o país, mas o governador alegou que o caos provocado pelas chuvas impedirá o acesso dos candidatos gaúchos aos locais de prova.
Além disso, as aulas na rede estadual foram suspensas até pelo menos a próxima sexta-feira (3/5), e a Confederação Brasileira de Futebol adiou todos os jogos envolvendo times gaúchos nas divisões do Campeonato Brasileiro, incluindo a partida entre Cruzeiro e Internacional, originalmente marcada para o sábado, às 21hs, no Mineirão. O governo federal ainda não se pronunciou sobre o pedido de adiamento do concurso.
Eduardo Leite alertou para a gravidade da situação das chuvas no estado, prevendo que a situação irá piorar até o final da semana. Desde o início dos temporais na segunda-feira (29), dez pessoas já morreram e 21 estão desaparecidas. Em uma transmissão online com representantes da Defesa Civil e da Sala de Situação do governo estadual, o governador declarou que muitos municípios afetados por enchentes em novembro do ano passado enfrentarão situações semelhantes ou até mais severas.
Até a noite de quarta-feira, 114 municípios registraram danos, 3.416 pessoas estão desalojadas e 1.072 estão em abrigos. Além disso, aproximadamente 169 mil pontos estão sem energia elétrica e mais de 440 mil pessoas estão sem abastecimento de água, reforçando a dimensão do desastre que o estado está enfrentando.