
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assumiu nesta quarta-feira (5) a presidência do Consórcio Nordeste, entidade que reúne os nove estados da região. A posse ocorreu em Brasília e contou com a presença de ministros do governo federal, como Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Fonteles sucede a governadora Fátima Bezerra (PT-RN), que esteve à frente do consórcio no último ano.
Em discurso, o novo presidente do Consórcio Nordeste destacou os desafios e metas de sua gestão, que segue até dezembro deste ano.
“É uma imensa honra assumir a liderança do Consórcio do Nordeste em um momento tão decisivo para a nossa região. Com coragem e empenho, continuaremos promovendo ações que valorizem nossas potencialidades, estimulem o crescimento econômico e fortaleçam nosso compromisso com a equidade social”, declarou Fonteles.
Entre as prioridades de sua gestão estão sustentabilidade, segurança e economia, além de fortalecer ações integradas entre os estados nordestinos.Criado em 2019, o Consórcio Nordeste tem como objetivo promover integração regional, articular políticas públicas, atrair investimentos, realizar compras compartilhadas e impulsionar o desenvolvimento da região.
Durante a solenidade, foi assinado um memorando de entendimento entre o Consórcio Nordeste e o Ministério da Fazenda, voltado para a agenda de Transformação Ecológica do governo federal.
No fim do dia, seis dos nove governadores nordestinos e três vice-governadores participaram de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
“Desejei um bom trabalho ao governador do Piauí e novo presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, que terá como foco de sua gestão a sustentabilidade, a segurança, a saúde e a economia da região. Conte com o apoio do governo federal”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Quem é Rafael Fonteles?
Aos 39 anos, Rafael Fonteles iniciou sua trajetória política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), onde coordenou o programa de investimentos Pró-Piauí, focado no desenvolvimento social e econômico. Em 2022, foi eleito governador do estado, registrando a maior votação da história política piauiense.
Formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fonteles também possui mestrado em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).Com a nova liderança no Consórcio Nordeste, ele assume a missão de fortalecer a cooperação entre os estados da região e buscar novos investimentos para impulsionar o desenvolvimento nordestino.