O governador Paulo Dantas disse ser contrário à instalação da Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico (UREAS) no Porto de Maceió, no bairro do Jaraguá, que está sendo pleiteada pela empresa TIMAC Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes LTDA. Em entrevista concedida à Gazetaweb nessa quarta-feira (21), durante assinatura de uma Ordem de Serviço no bairro de Jacarecica, ele afirmou não considerar compatível a estocagem desse tipo de produto na área em questão.
“É preciso que a gente aprenda com os erros do passado e tenha clareza sobre os caminhos do desenvolvimento. Não acho compatível a estocagem de um produto tão perigoso numa área portuária que abriga um terminal turístico e todo um patrimônio histórico que remete à fundação da nossa cidade”, afirmou Paulo Dantas.
Ele ainda destacou a competência dos técnicos do Instituto do Meio Ambiente para avaliar a situação e decidir sobre a concessão da licença para instalação. “O IMA tem técnicos qualificados e tenho certeza de que tomará a decisão mais apropriada”, completou o governador de Alagoas.
A instalação da unidade de estocagem tem sido alvo de polêmica e de muitas discussões por parte de especialistas, entidades e órgãos ambientais. Isso porque a possibilidade de o Porto de Maceió abrigar um depósito com esta finalidade, com um produto extremamente perigoso, pode acabar resultando em danos irreversíveis, no caso de manuseio incorreto ou qualquer outro tipo de acidente, podendo ocorrer, inclusive, mortes.
Órgãos da esfera estadual, como o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), além da Câmara de Vereadores, estão acompanhando todo a situação envolvendo a possível instalação do depósito no Porto.
Fonte – GazetaWeb