Em comunicado interno enviado na segunda-feira, 27, e divulgado para a F5, a Globo anunciou que alcançou o melhor EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) desde 2016. A empresa de mídia somou R$ 2,33 bilhões em contratos fechados no período de janeiro a março deste ano, impulsionados pela audiência do Big Brother Brasil 2024 (BBB 24). O diretor-presidente da emissora, Paulo Marinho, confirmou que o reality show e a publicidade na TV foram fundamentais para o desempenho acima do esperado. “O BBB 24 foi um sucesso e se destacou como a maior audiência de uma final de programa desde 2021”, destacou o executivo à F5.
Além do sucesso do BBB 24, o lucro da Globo também se deu pelo conteúdo e pelas assinaturas do Globoplay. O restante do montante de R$ 1,23 bilhão ficou a cargo do conteúdo, da programação e das assinaturas, correspondendo a 34% do valor final. A assinatura do Globoplay, plataforma de streaming da Rede Globo, também obteve um crescimento de 23%. No total, a receita cresceu 12% em relação a 2023, somando R$ 3,7 bilhões, resultando em um EBITDA final de R$ 812 milhões.
Para o restante do ano, a Rede Globo tem expectativas de arrecadar ainda mais com os eventos esportivos, como a Copa América e a Eurocopa, programados para ocorrer em junho deste ano. A emissora prevê que esses eventos contribuirão significativamente para o aumento de receita, complementando os ganhos robustos já alcançados no primeiro trimestre de 2024.
A combinação do sucesso do BBB 24, o crescimento das assinaturas do Globoplay e as perspectivas de eventos esportivos demonstram a estratégia bem-sucedida da Globo em diversificar suas fontes de receita e maximizar seu potencial de audiência e publicidade. Com esses resultados positivos, a emissora se posiciona para um ano financeiramente promissor.