O Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE) é um instrumento para mensurar o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do Programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão.
O IdeGES-PDDE agrega três indicadores relativos a dimensões representativas do desempenho do programa nos entes federados: adesão, execução e prestação de contas dos recursos. A proposta parte do pressuposto que o bom desempenho do PDDE não é alcançado apenas quando, por exemplo, as entidades recebem os recursos. Entende-se que o desempenho do programa apenas pode ser considerado satisfatório se alcança o máximo de seu público alvo (adesão), se os recursos são utilizados (execução) e empregados nas finalidades do programa (prestação de contas).
A rede municipal de ensino de Delmiro Gouveia atingiu nota 9,47 nos quesitos avaliados, sendo muito superior à média nacional, que atinge 6,88 ou a do estado de Alagoas com 6,72.
O resultado é referente à gestão dos recursos durante o ano de 2019.
“Mais uma instituição chancela as nossas ações em busca da transparência e do compromisso do uso correto dos recursos públicos em benefício da população. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação, reconheceu a gestão municipal da educação da nossa cidade, como uma das 5 melhores de Alagoas, com nota superior à média nacional. Além da aplicabilidade dos recursos, a avaliação do FNDE também envolve a prestação de contas que, conforme o reconhecimento do Ministério da Educação, Delmiro Gouveia aparece com total transparência. Este é o trabalho que dá certo!”, destacou o Prefeito Padre Eraldo.
Fonte – Cada Minuto