O deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar, defendeu o uso da rede social X, que tem sofrido crescentes tensões com o
Supremo Tribunal Federal (STF). Gaspar falou sobre a possibilidade da suspensão da plataforma e questionou ao ministro Alexandra de Moraes, se “vai escalar mais um degrau na censura”
O deputado usou a a Constituição Brasileira para afirmar que ela existe para “garantir a livre manifestação de pensamento”, “Chega de liberdade apenas para os que pensam alinhados com o sistema!!!”, exclamou, fazendo um apelo direto à preservação dos direitos fundamentais de expressão e opinião. Nesse sentido, a publicação do deputado surge em um justamente sobre a regulamentação das redes sociais.
Nos últimos dias, Elon Musk, dono do X, foi incluído por Alexandre de Moraes no inquérito das milícias digitais, após desafiar as ordens do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre moderação de conteúdo e suspensão de contas. O gestor da plataforma afirmou que as medidas solicitadas violavam a lei brasileira, o que está levando a uma portencial crise entre a plataforma e a Justiça brasileira.
*com informações de BR104