O presidente Lula (PT), sancionou nesta segunda-feira (21), o fundão eleitoral bilionário, com R$ 1,5 bi, sendo esse o maior para uma eleição regional. Os partidos do atual presidente e o PL de Jair Bolsonaro, juntos devem, utilizar aproximadamente um terço desse fundo de 4,9 milhões destinados pelo congresso.
Somente o PL vai ganhar cerca de 880 milhões apenas neste ano; já o PT contará com 615 milhões para as eleições. Outro partido com o terceiro maior valor é o União Brasil, com direito a 537 milhões. Em seguida os partidos PSD, PP e MDB aparecem na lista do fundão com respectivamente 433 milhões, 420 milhões e 417 milhões.
Essa divisão tem como base o tamanho das bancadas de cada partido. Desse modo, os partidos com as maiores bancadas, têm maiores valores.
Em comparação com as eleições municipais de 2020, que tiveram um fundão eleitoral de 2 bilhões, o aumento de 150%.
De acordo com os argumentos dos deputados, o montante está na base do fundo da eleição anterior, que contou com 4,9 bilhões.
Durante a tramitação do orçamento, valores menores foram propostos como o de 900 milhões e o de 2,2 bilhões, porém foram votos vencidos.
Alguns deputados ainda criticaram o valor, alegando que o montante maior daria maior poder aos caciques partidários na hora da divisão dos recursos. Porém, a justificativa não foi bem aceita.