O fim da janela partidária já mostra a realidade de alguns partidos. Muitas legendas perderam a força com a diminuição da representatividade na Câmara Municipal de Maceió e agora a corrida é para criar estratégias para se recompor nas eleições em 2024.
Entre os partidos prejudicados temos o PSD, que perdeu Teca Nelma para o PT e Joãozinho para o MDB. Para tentar recompor o partido, o ex-prefeito Rui Palmeira decidiu ir a luta e disputar as eleições.
Outro partido que também saiu prejudicado foi o PV, que tinha três vereadores na casa e agora só tem Gaby Ronalsa, que pretende não se candidatar. Os outros dois vereadores foram para o PL. Dessa forma, mesmo sendo decisão do diretório do partido os vereadores não renovarem com a legenda, a chapa enfrentará dificuldades para se recuperar. Nas avaliações, a a Federação Brasil da Esperança, que atualmente o PV compõe junto com PT e PCdoB, tem a expectativa de conquistar três cadeiras. O PT iniciando com Teca Nelma e Valmir Gomes, fica apenas uma vaga para o PV, que aponta para Silvio Sampaio Camelo, filho do deputado Silvio Camelo.
O Podemos também perdeu seus dois vereadores na Câmara, Kelmann Vieira se filiou ao MDB e Marcelo Palmeira foi para o PL. Só não desapareceu da Casa porque o presidente Rodrigo Cunha fez acordos e conseguiu trazer o vereador Samyr Malta, junto com seu suplente, Zerisson.
Para Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió, o partido ainda tem chances de crescer. “O Podemos está estruturando uma chapa extremamente competitiva, e a expectativa é eleger três vereadores em Maceió. Entre estes nomes de postulantes à Câmara, há lideranças sociais, empresariais, comunitárias, culturais e dos mais variados segmentos sociais, compondo um quadro representativo dos anseios dos maceioenses. Nosso grupo vai disputar as eleições de forma combativa e transparente, apresentando candidatos e candidatas comprometidos e comprometidas com o desenvolvimento de nossa capital”, afirmou.
Por outro lado, um partido que não tinha representatividade, conseguiu uma cadeira. O Solidariedade conseguiu a filiação da vereadora Silvania Barbosa.