O conselheiro Fernando Toledo foi reeleito por aclamação para a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) e seguirá no cargo durante o biênio 2025-2026. A escolha ocorreu em uma Sessão Plenária especial na manhã desta terça-feira (5). Para a vice-presidência da Corte, o conselheiro Otávio Lessa também foi eleito, compondo a nova diretoria do tribunal.
A eleição, marcada por consenso, também definiu os demais cargos diretivos. Candidatos únicos, o conselheiro Rodrigo Siqueira assumirá o cargo de corregedor, enquanto a conselheira Rosa Albuquerque será a ouvidora-geral da Corte. Já para a direção da Escola de Contas, a conselheira Maria Cleide foi escolhida por unanimidade.
Durante a sessão, foi anunciada a composição da 1ª Câmara, que será formada pelo presidente Fernando Toledo, pelo vice-presidente Otávio Lessa, e pelos conselheiros Rodrigo Siqueira e Maria Cleide. A definição da 2ª Câmara está prevista para ocorrer em uma nova sessão, marcada para esta quarta-feira (6).
Em seu discurso de posse, Fernando Toledo expressou gratidão pelo empenho de todos os conselheiros e servidores na evolução do TCE/AL.
“Evoluímos e ganhamos o reconhecimento do nosso país, dos nossos servidores e da sociedade como um todo. Manter a composição do pleno é importante para que sejamos cada vez mais atuantes, contemporâneos e eficientes, para que nós busquemos trabalhar em tempo real”, afirmou o presidente.
O vice-presidente Otávio Lessa também ressaltou a importância da continuidade administrativa para o progresso da instituição.
“Todos os conselheiros concordaram que a continuidade da administração está trazendo um avanço e uma harmonia, independente de qualquer coisa. Podemos até divergir em algumas coisas, mas não podemos perder o respeito e a harmonia”, pontuou Lessa.
A recondução de Toledo e dos demais conselheiros para os cargos diretivos reforça o compromisso do TCE/AL em manter uma gestão alinhada e comprometida com a eficiência e transparência na administração pública em Alagoas.