Nas redes sociais, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, é retratado em memes e figurinhas de WhatsApp como um implacável aumentador de impostos. Ele é apelidado de “Taxad”, “Zé do Taxão” e “Taxa Humana”, além de ser associado a um leão ameaçador para os contribuintes.
Haddad, que inicialmente conquistou o mercado financeiro e obteve vitórias na articulação política, viu essas associações negativas ganharem força com projetos como a tributação das offshores e dos fundos exclusivos, destinados aos super-ricos. Propostas como a taxação das encomendas internacionais, as “comprinhas”, e o fim da desoneração da folha de pagamentos de certos setores também contribuíram para essa imagem.
Algumas dessas medidas, como a taxação das encomendas internacionais, receberam apoio do Congresso, que dividiu o ônus com o ministro. No entanto, outras foram mal recebidas e devolvidas pelo Parlamento, gerando mais críticas e alimentando os memes nas redes sociais.
Criados principalmente pela oposição, esses memes pejorativos ultrapassaram a bolha política e começaram a circular também em redes de esquerda, onde são compartilhados em tom de piada e com humor.
** Com informação do Metrópoles