Maceió avançou para a fase amarela. Pode ficar onde está, avançar ou involuir no próximo decreto. A escolha, avisa o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, será do cidadão.
“Dentro do plano de distanciamento social controlado passamos Maceió para a fase amarela dentro da nossa matriz de risco. Isso quer dizer que estamos dando um voto de confiança à população alagoana, maceioense, principalmente para que a gente possa seguir avançando e buscando a normalidade dos serviços, do dia a dia antes da chegada desta pandemia”, diz Ayres
O secretário promete reforçar a fiscalização nos shoppings, bares restaurantes, comércio e outros segmentos que estão autorizados a funcionar com presença do público, mas avalia que não será possível avançar sem a colaboração das pessoas.
“Vamos exigir o cumprimento dos protocolos sanitários dos segmentos que nós liberamos, mas não dá para atuar com responsabilidade e transparência sem a participação do cidadão comum. O cidadão e os setores econômicos que tanto reivindicaram o retorno das atividades precisam fazer sua parte e entender que o enfrentamento da pandemia não é uma obrigação somente do poder público.”, aponta o secretário.
Ayres acredita que se cada um fizer sua parte, evitando aglomerações, usando máscaras se precisar sair de casa, será possível continuar avançando.
“O recado que tenho que deixar é que a gente ainda não venceu a guerra, a gente precisa continuar colaborando, precisa continuar com essa conscientização para que mais à frente não aconteça com Alagoas o que aconteceu com outros Estados, que abriram suas portas, ampliaram o distanciamento e a flexibilização e depois tiveram que voltar atrás e fechar tudo de novo porque a população confundiu o distanciamento social com uma falsa sensação de cura”, pondera.
E se tudo correr bem, anote, a próxima mudança de fase deve ocorrer no próximo dia 3. Até lá, vamos continuar seguindo as recomendações das autoridades de Saúde. Afinal, quem usa máscara protege a si mesmo e aquele a quem mais ama.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior