A Polícia Civil de Alagoas deteve, nesta sexta-feira (08), indivíduos que atuavam ilegalmente como guias de turismo em uma viagem para Maragogi. A ação foi motivada por uma denúncia do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas, que alertou as autoridades sobre o uso de pessoas sem credenciamento legal na excursão. A Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), coordenada pelo agente Antônio de Pádua, foi acionada para investigar a irregularidade.
A Delegacia de Proteção ao Turismo (DPTur), sob o comando da delegada Luci Mônica, monitorou o retorno do ônibus turístico, que foi detido ao chegar em Maceió, após deixar os passageiros em um hotel. No veículo, foram identificados indivíduos que exerciam a função de guia de forma ilegal.
“Constatamos que essas pessoas estavam atuando sem o credenciamento necessário, o que configura exercício ilegal da profissão,” informou Antônio de Pádua. O condutor do ônibus e os falsos guias foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde foram autuados e responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exercício ilegal da profissão.