Eleito por aclamação, o desembargador Fábio Bittencourt tomou posse como presidente do Pleno do Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (15), na sede do Tribunal, em Maceió. Carlos Cavalcanti é o vice-presidente e Celyrio Adamastor, corregedor-geral da Justiça.
O desembargador Fábio Bittencourt obteve unanimidade entre os dezessete desembargadores do TJAL. Ele afirmou que conduzirá o Pleno com harmonia e diálogo.
Em seus discursos, os novos dirigentes do TJAL reforçaram a importância da celeridade no Judiciário.
“A sociedade alagoana necessita de um Judiciário mais ágil”, afirmou Fábio Bittencourt. “Temos que desjudicializar também a saúde, os problemas da saúde. Vamos fazer um estudo para que consigamos abarcar o maior número de ações. Seria um caminho para conseguirmos prestar a tutela judicial mais célere, já que outros [processos] seriam resolvidos de forma consensual ou com mediação.”
O desembargador Carlos Cavalcanti salientou que os programas Moradia Legal e Rural Legal terão continuidade.
“A Vice-Presidência vai ajudar a Presidência na consolidação da regularização fundiária, especialmente no que diz respeito ao Rural Legal, porque é uma experiência nova que só foi executada em três municípios: Pão de Açúcar, São José da Tapera e Paulo Jacinto”, disse.
O novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, reiterou que o programa Registro para Todos, que beneficia a população com registros civis gratuitos, também terá continuidade. “Vamos continuar com o trabalho de excelência que foi implantado na Corregedoria. O Registro para Todos não vai parar; é um programa de eficácia.”
Os desembargadores Fernando Tourinho e Domingos Neto serão os novos integrantes do Conselho de Magistratura. O desembargador Paulo Zacarias foi reconduzido como ouvidor-geral de Justiça, assim como os desembargadores Klever Loureiro e Alcides Guimarães, titulares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e os desembargadores Ivan Brito e Fábio Ferrari como suplentes. Também para o TRE, o juiz Maurício Brêda foi reconduzido à Corte eleitoral, e o juiz Léo Denisson assumirá no lugar do juiz José Cícero Alves após a conclusão de seu mandato.
O governador em exercício Marcelo Victor (MDB) e o vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha (Podemos), compareceram à solenidade.
Fonte – GazetaWeb