Uma equipe da Escola Sesi/Senai Benedito Bentes desenvolveu o projeto “Paperben – Papel Reciclado Antifúngico”, que será apresentado na Genius Olympiad, competição internacional de projetos de ensino médio com foco em questões ambientais, em Rochester, Nova Iorque, de 10 a 14 de junho deste ano.
O projeto “Paperben” – papel antifúngico específico para o transporte e armazenamento de frutas, legumes e verduras – tem orientação da professora Jeanynne Leite Rocha e é desenvolvido pelas alunas Letícia Vitória Bezerra dos Santos, Maria Clara Farias Barbosa e Myllenny Victória Oliveira de Araújo.
A proposta é aproveitar folhas recicladas, incorporando ervas como boldo do Chile, alecrim, cravo da Índia e erva-doce, que possuem propriedades antimicrobianas, criando uma barreira protetora que reduz os riscos de contaminação por fungos.
“Nossas escolas trabalham com Iniciação Científica ainda na educação básica e isso é extremamente disruptivo e desafiador, levando nossos alunos e professores a lugares inusitados porque trabalhamos com a criatividade, com a procura por conhecimentos além da sala de aula, com o trabalho em equipe, com a oratória, melhor uso do tempo”, explica a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai Alagoas, Cristina Suruagy.
Com o projeto, a equipe Sesi ressalta que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e hortaliças, com uma produção anual de, aproximadamente, 43 milhões de toneladas, porém 35% são perdidos durante a cadeia de produção, colocando o país entre os 10 maiores desperdiçadores de alimentos no mundo.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros