
A estiagem prolongada continua a afetar severamente o interior de Alagoas. Nesta terça-feira (8), os municípios de Piranhas, Belo Monte e Jaramataia foram oficialmente incluídos na lista de cidades em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.
Com as novas inclusões, Alagoas contabiliza 29 municípios em estado crítico por conta da falta de chuvas. A portaria que reconhece a situação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As três cidades recém-incluídas já são atendidas pela Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro, que leva água potável a comunidades afetadas. Juntas, elas somam cerca de 7,9 mil pessoas beneficiadas por esse serviço emergencial.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras passam a ter acesso facilitado a recursos da União para ações de mitigação dos efeitos da seca, como:
Compra de cestas básicas;
Distribuição de água mineral;
Fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários;
Entrega de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Além de Piranhas, Belo Monte e Jaramataia, outros cinco municípios já haviam recebido o reconhecimento de situação de emergência no início deste mês: Água Branca, Batalha, Inhapi, Pariconha e Traipu.
O cenário de estiagem em Alagoas evidencia os desafios enfrentados por populações do semiárido, reforçando a necessidade de políticas públicas permanentes de segurança hídrica, infraestrutura e apoio social.