Os casos de pneumonia têm aumentado no Brasil, com destaque para a pneumonia por Mycoplasma, também conhecida como pneumonia silenciosa. Essa forma atípica da doença apresenta sintomas mais leves que a pneumonia clássica, geralmente causada pelo pneumococo, e se assemelha aos sintomas da influenza, com tosse prolongada.
Apesar de não ser de notificação compulsória, em Alagoas foram registradas 6.533 internações por pneumonia entre maio de 2023 e maio de 2024, segundo o Datasus. Nos primeiros cinco meses de 2024, ocorreram 2.017 internações, um número menor comparado ao mesmo período de 2023. No entanto, os casos de pneumonia silenciosa em 2024 têm gerado preocupação.
A médica pneumologista Fátima Alécio destaca que a pneumonia silenciosa não apresenta os sinais típicos da doença, o que pode atrasar o diagnóstico e tratamento. Embora possa afetar qualquer pessoa, é mais crítica em idosos, crianças e imunodeficientes. É uma condição contagiosa, transmitida por gotículas de saliva ou secreções nasais.
Os sintomas da pneumonia silenciosa incluem tosse, mal-estar, falta de ar, dor no peito e, em casos avançados, confusão mental. A prevenção envolve vacinação, hidratação e boa alimentação. O aumento dos casos pode ser atribuído às epidemias virais recentes, como a pandemia de Covid-19, que facilitam infecções bacterianas causadoras de pneumonia.
*Redação com Cada Minuto