[banner id=”48582″]
O Governo de Alagoas inaugurou, nesse sábado (29), as obras de reforma da Escola Estadual Cônego Amando Gusmão, localizada no município de Coqueiro Seco, região metropolitana de Maceió. Orçada em R$ 1,3 milhão, a reforma vai beneficiar 335 alunos da rede estadual, conferindo melhores condições de trabalho aos profissionais daquela unidade de ensino.
Destinada a estudantes do ensino médio e da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a escola dispõe de espaços de convívio, cinco salas de aula, laboratório de informática, refeitório, sala dos professores com banheiro, biblioteca, sala da coordenação, secretaria, diretoria, cozinha, depósito para merenda e banheiros.
[banner id=”48785″]
Entre os serviços realizados estão uma nova calçada com piso tátil, rampa para acessibilidade e a aplicação de revestimento cerâmico nas paredes. A reforma – que proporcionou a geração de 30 empregos diretos e indiretos – também contemplou revisões elétrica e hidráulica, drenagem para as águas pluviais e a instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outras intervenções.
Diretora da escola, Nádia Clemente destacou o alcance das melhorias promovidas na escola que passou três anos sem funcionar.
“É um momento de festa e muita alegria para toda a comunidade escolar. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por essa obra tão importante”, afirmou a educadora, que, durante a cerimônia de abertura, viu a estudante Jacielly Souza, presidente do Grêmio Juventude Ativa, emocionar a todos ao declamar um cordel enaltecendo cultura e tradição de Coqueiro Seco, com destaque para a festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da cidade, e a quase centenária banda filarmônica Professor Francisco Pedrosa.
[banner id=”48790″]
Na ocasião, o governador Paulo Dantas parabenizou a todos pela dedicação em meio a desafios como a pandemia da Covid-19, anunciando também uma novidade que entusiasmou os estudantes.
“A reforma trouxe mais comodidade para todos. Agora, faremos desta unidade uma escola em tempo integral, melhorando a qualidade do ensino e atendendo a um anseio dos alunos que, em breve, também já poderão contar com a Bolsa Permanência no valor de cento e cinquenta reais. O projeto de lei, para reajuste do valor, está na Assembleia Legislativa, com os deputados já trabalhando para aprovar a nossa proposta”, afirmou o governador, recordando, ainda, o recente lançamento de outros programas do Escola 10 para 2023, como o Professor Mentor e o Vem que dá tempo – que concede incentivo financeiro àqueles que precisaram interromper os estudos, mas, agora, desejam retornar à sala de aula.
Também presente, o secretário de Estado da Educação reforçou a importância da escola em tempo integral.
“Essa reforma sinaliza o compromisso do governador Paulo Dantas, demonstrando mais uma vez que a educação é basilar para que alcancemos uma sociedade cada vez mais justa. E manter o aluno por mais tempo na escola indica que ele vai deixar o ensino médio competindo em igualdade de condições com o estudante da rede privada, com vistas ao Enem. Não à toa, nossa meta é ter ao menos setenta por cento do total de escolas da rede funcionando em tempo integral até o ano de 2026. Vamos, portanto, universalizar a integralização do ensino em Alagoas”, atestou Marcius Beltrão.
[banner id=”49187″]