No total, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 – dessas, quatro eram da rede pública, segundo informou o Inep nesta terça-feira (16). O Nordeste o Nordeste foi a região brasileira com mais notas 1.000: foram 25 por lá, contra 18 no Sudeste, 7 no Sul e 5 no Centro-Oeste e também na Região Norte. Alagoas foi um dos 10 estados do Brasil que não teve nenhum aluno com nota mil na redação. As informações são do G1.
Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rondônia e Roraima também não tiveram nenhum aluno que conseguiu 1.000.
O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades. As notas individuais já estão disponíveis na Página do Participante, segundo o Inep. No entanto, até a última atualização desta reportagem, o site ainda apresentava instabilidade, e muitos candidatos não conseguiam acessar seus resultados.
Como o Enem é usado no Brasil
O governo federal tem três programas nacionais para ingresso no ensino superior por meio das notas do Enem. Eles funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos em faculdades particulares.
Fonte – Extra