Na segunda (1º) e terça-feira (02), mulheres parlamentares de 26 países reuniram-se na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum legislativo do G20, em Maceió. Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as representantes dos países-membros do G20, além de convidados e organismos internacionais, debateram temas cruciais deste ano. A discussão focou nos impactos para meninas e mulheres, abordando a promoção da justiça climática, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que assumiu a liderança do P20 em outubro de 2023, sucedendo Om Birla, da Índia. O encontro ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma das cidades-sede do G20. A programação incluiu sessões de trabalho dedicadas à ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um Painel Brasil, destacando os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres.
Durante o evento, além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares puderam realizar reuniões bilaterais para troca de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo. Este encontro proporcionou uma valiosa oportunidade para ampliar a participação das mulheres parlamentares nos debates globais mais relevantes, promovendo um intercâmbio de ideias e estratégias eficazes.
O P20 é um grupo de engajamento do G20 que busca fortalecer a colaboração global e assegurar a implementação dos acordos internacionais, desempenhando um papel crucial na orientação dos respectivos governos. A solenidade também contou com a participação da segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário, da coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.