Alagoas acompanha o boom do mercado de pets, alinhado à tendência nacional. Nos últimos cinco anos, dados da Junta Comercial do Estado (Juceal) indicam um aumento de 71,34% na abertura de empresas do setor.
O estado segue a tendência do país, onde o segmento movimentou R$ 46,8 bilhões em 2023, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O Brasil é o terceiro maior mercado de pets em faturamento, atrás apenas dos EUA e da China, segundo a Abinpet.
O crescimento em Alagoas reflete diretamente essa tendência, com setores como comércio varejista de animais vivos e de produtos para pets expandindo-se em 54,04% nos últimos cinco anos. Destaque para áreas como higiene e embelezamento de animais, com crescimento de 177,63%.
Hugo Paes, veterinário e empresário da BestPet Estética Avançada em Maceió, destaca a mudança de paradigma: “Os tutores hoje investem mais nos cuidados dos animais, impulsionando áreas como saúde e estética”. Ele ressalta que a pandemia do Covid-19 e o período pós-pandêmico impulsionaram ainda mais o setor, com aumento na procura por companhia animal.
Dados da Juceal indicam que atualmente existem 2.265 empresas voltadas para pets em Alagoas, com Maceió liderando com 1.017 negócios. Ricardo Dória, presidente da Juceal, destaca a importância do órgão na análise de dados econômicos do estado, ressaltando a agilidade nos processos de registro e a contribuição para o desenvolvimento econômico.
Alagoas possui um potencial econômico muito diverso e, como entidade de registro empresarial, temos produzido estudos que destacam boas práticas de mercado. Além de ser a porta de entrada para novas empresas, a Juceal pode ser essa ponte para o desenvolvimento econômico”, evidencia.
Fonte – Extra