Uma pesquisa realizada pelo Atlas Intel mostra a avaliação de todos os governadores brasileiros. De acordo com a metodologia do levantamento, foram ouvidas pessoas em todo o país, com base na proporcionalidade e representatividade em relação ao censo demográfico.
Ao todo o Atlas Intel afirma ter ouvido mais de 29 mil pessoas em todo o país, entre os dias 18 e 31 de dezembro do ano passado. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e margem de erro que varia entre 1% a 5% a depender do tamanho do Estado.
No ranking finalizado pelo Atlas, o governador mais bem avaliado é o de Goiás, Ronaldo Caiado.
Na lista dos 10 primeiros, não há nenhum nordestino.
Caiado é seguido por Wanderlei Barbosa (Tocantins), Antonio Denarium (Roraima), Jorginho Melo (Santa Catarina), Clecio Luis (Amapá), Ratinho Júnior (Paraná), Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Tarcísio Freitas (São Paulo).
É válido lembrar que a listagem se dá pelo índice de aprovação alcançado. Em relação a Caiado, é de 72%. Tarcísio Freitas, que é o 10º, ficou com 57%. Ou seja: há governadores que, mesmo fora da lista dos “10 mais” possuem um índice de aprovação maior que 50%. Isto ocorre até o 18º colocado, que é o governador Gladson Cameli (Acre), que tem 51%.
Há ainda governadores que, mesmo na parte baixa da tabela, ainda possuem maior aprovação que rejeição, o que ocorre até o penúltimo: Cláudio Castro (Rio de Janeiro), que é aprovado por 39%, mas tem desaprovação de 41%. Os que não souberam responder somam 18%.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, aparece na 21ª posição do ranking, com aprovação de 46%. Apesar de ficar abaixo dos 50%, a aprovação de Dantas ainda é maior que a reprovação: 38%. Dos alagoanos ouvidos, 16% não souberam opinar.
Entre os nordestinos, Raquel Lyra (Pernambuco) é a que possui a pior aprovação, com 36%. Ela é também a última colocada da lista dos 27 governadores, com desaprovação de 49%. O melhor nordestino posicionado é o 11º da lista: Jerônimo (Bahia), com 56% de aprovação.
Veja a lista completa:
1º Ronaldo Caiado (Goiás)
2º Wanderlei Barbosa (Tocantins)
3º Antonio Denaruim (Roraima)
4º Jorginho Melo (Santa Catarina)
5º Clécio Luis (Amapá)
6º Ratinho Júnior (Paraná)
7º Helder Barbalho (Pará)
8º Mauro Mendes (Mato Grosso)
9º Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
10º Tarcísio Freitas (São Paulo)
11º Jerônimo (Bahia)
12º Rafael Fonteles (Piauí)
13º João Azêvedo (Paraíba)
14º Elmano de Freitas (Ceará)
15º Renato Casagrande (Espírito Santo)
16º Wilson Lima (Amazonas)
17º Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte)
18º Gladson Cameli (Acre)
19º Ibaneis Rocha (Distrito Federal)
20º Romeu Zema (Minas Gerais)
21º Paulo Dantas (Alagoas)
22º Fábio Mitidieri (Sergipe)
23º Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul)
24º Carlos Brandão (Maranhão)
25º Marcos Rocha (Rondônia)
26º Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
27º Raquel Lyra (Pernambuco)
Fonte – Cada Minuto