A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o “Farmácia em Casa”, que, como o próprio nome sugere, leva os medicamentos até as residências dos usuários, evitando a ida até a unidade de saúde.
Além de aproximar a saúde da população, a inciativa tem gerado emprego e renda para mototaxistas.
Com a necessidade de evitar aglomerações e os decretos de isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro antecipou a criação do “Farmácia em Casa”. A cada quinze dias, mototaxistas, fardados e sinalizados, entregam os medicamentos nas residências dos usuários que tem algum tipo de comorbidade ou tem mais de 60 anos.
O funcionamento do Farmácia em Casa incia dentro da Unidade de Saúde, onde o médico prescreve a receita e os farmacêuticos fazem o cadastro no sistema, anota as dosagens e todas prescrições necessárias e já separa os medicamentos do usuário. Logo após, os medicamentos são empacotados, colocados em um isopor personalizado com a marca do projeto e entregue ao motoqueiro, que faz toda a distribuição.
Com o Farmácia em Casa dezenas de mototaxistas que estavam parados por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estão garantindo sua fonte de renda.
Fonte – Extra