O marido da pré-candita à prefeitura de Cajueiro e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), Fernando Toledo, se encontrou nessa semana com o vice da sua esposa na disputa eleitoral, o atual vereador do município, Junior Melo.
O conselheiro do Tribunal de Contas é responsável pela fiscalização da probidade dos agentes públicos que manipulam dinheiro e bens públicos, por isso, o marido da pré-candidata, Lucila Toledo, não deveria se envolver direta ou indiretamente na eleição.
Toledo já foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Ele ganhou o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas em 2015, presente do ex-governador Teotônio Vilela. Quando foi escolhido, respondia na Justiça por duas ações de improbidade administrativa relativas à malversação de dinheiro público.
No ano passado, ele esteve sujeito a perder o cargo por decisão do juiz Alberto Jorge, da Vara da Fazenda. A ação destacou que o ex-deputado respondia a vários processos judiciais e que não preenchia os requisitos para o cargo de conselheiro do TCE.
Toledo já foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL) por gerar um rombo de mais de R$ 50 mil aos cofres do município durante sua gestão e está para ser julgado por ação civil de improbidade administrativa.
A denúncia tramita desde 2008 no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e diz que o ex-prefeito teria fraudado licitações para compra de material do município e de um veículo para a prefeitura.
No primeiro caso, a venda foi feita por uma empresa que tinha como dono um funcionário ligado ao ex-prefeito. No segundo, o veículo era do próprio filho dele, o atual deputado estadual Bruno Toledo.
Sua esposa, a também ex-prefeita de Cajueiro e atual pré-candidata, Lucila Toledo, teve os bens bloqueados no ano passado após denúncia do MP por causar danos de R$ 365.784,35 ao erário, relativos a juros sobre empréstimos consignados descontados dos contracheques de servidores e não repassados à Caixa Econômica Federal (CEF) em tempo hábil, entre os anos de 2013 e 2016.