Em entrevista ao podcast Direto de Brasília nesta quarta-feira (9), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que tem mantido conversas com o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir estratégias para as eleições de 2026.
De acordo com Bolsonaro, o objetivo é ter Arthur Lira integrando uma chapa majoritária nas próximas eleições. “O Lira é um grande amigo meu […] e nós vamos ouvir o Lira sobre o que vai acontecer em Alagoas”, afirmou, destacando a influência do parlamentar alagoano no Congresso Nacional.
No decorrer da entrevista, o ex-presidente também abordou o panorama político de Alagoas, mencionando a influência do grupo liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que provavelmente concorrerá à reeleição. “Sabemos a força da família do Renan que deve vir para a reeleição. O Lira fala que deve vir candidato ao Senado também”, disse Bolsonaro.
Nos bastidores, Arthur Lira tem demonstrado interesse em concorrer a uma vaga no Senado Federal em 2026. Caso oficialize sua candidatura, seu principal concorrente deverá ser Renan Calheiros. Esse cenário aponta para um acirramento do ambiente político em Alagoas, considerando que o filho do senador, Renan Filho (MDB), ocupa atualmente o cargo de ministro dos Transportes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).